Página 1 de 24 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 238

Tópico: Questao hipotética: Religião

Membro Banido
    Data de Adesão
    16.03.2007
    Localidade
    wc

Padrão Questao hipotética: Religião

boas, eu vou tentar inventar uma linha de tópicos que espero eu serem interessantes para o ppl relacionando paradigmas actuais com possibilidades nao recorrentes

uma delas é:

Como seria o mundo sem religião

(nota: falo de um mundo sem qualquer religiao, nao apenas a católica, mas sim todas as religiões)

gostava de indicar aqui ja para iniciar alguns pros e contras que espero que sejam desenvolvidos na continuação do tópico

contras
    a religiao catolica impediu o progresso cientifico nos tempos da inquisição

em alguns casos a religiao promove o odio e a discriminaçao

pros
    muitas das descobertas cientificas que hoje temos como seguras tiveram uma forte influencia por parte da religiao (marte venus jupiter sao nomes de deuses romanos por exemplo)

os principios basicos de cada religiao fornecem valores morais que permitem um optimo sistema social

a religiao ajuda o homem a acalmar certos medos que ainda nao tem resposta (vida depois da morte)

discutam sobre o possivel cenario de um mundo sem religiao, e de como seria tanto a nossa actualidade como o nosso passado e futuro

Membro do Fórum T_aka_shponja's Avatar
    Data de Adesão
    18.12.2011

Padrão

Bem, numa analise rápida diria que teríamos o triplo da população no planeta. Que estaríamos mais avançados cientificamente. Que seriamos um povo dedicado ao trabalho e sem fé na vida. Que o crime estaria mais elevado. Que os que não têm dinheiro estariam entregues à morte e que os que têm estariam em perigo todos os dias.
    Chamem-me masoquista mas preferia um mundo assim.

Membro demerito Fosk is Love's Avatar
    Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

Seriamos menos. Estariamos mais avançados na tecnologia e a nivel social. Poderiamos ja vives numa resource based economy.
    Eu seria menos infeliz e revoltado. haveria igualdade de genero.

Membro Banido
    Data de Adesão
    16.03.2007
    Localidade
    wc

Padrão

Citação Resposta Original de Fosk is Love Ver Post
    haveria igualdade de genero.
    nao acredito muito
    se formos a ver muitas dessas diferenças de genero sao motivadas por a propria cultura que ja vem do tempo dos homens das cavernas, em que o homem era mais forte e por isso caçava, e a mulher mais fraca, ficava em casa a cuidar dos miudos e dos velhos

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

Citação Resposta Original de The Forsaken Ver Post
    nao acredito muito
    se formos a ver muitas dessas diferenças de genero sao motivadas por a propria cultura que ja vem do tempo dos homens das cavernas, em que o homem era mais forte e por isso caçava, e a mulher mais fraca, ficava em casa a cuidar dos miudos e dos velhos
    Nao. Na realidade, é aceite que as mulheres dedicavam-se a caça. E se nao a caça, à obtençao de outro tipo de alimentos. Elas nunca ficaram em casa a cuidar dos filhos. A religiao veio reforçar o machismo das sociedades primitivasl, mas com o desenvolver da sociedade, a unica coisa que ainda prende a mulher a um lugar subserviente é a religiao. Como podes bem verigficar hoje em dia. em que paises marcados pela religiao, muçulmana sobretudo, sao machistas

Membro do Fórum T_aka_shponja's Avatar
    Data de Adesão
    18.12.2011

Padrão

Citação Resposta Original de Fosk is Love Ver Post
    Seriamos menos. Estariamos mais avançados na tecnologia e a nivel social. Poderiamos ja vives numa resource based economy.
    Eu seria menos infeliz e revoltado. haveria igualdade de genero.
    Seriamos menos? o_0 Em que te baseias? Eu penso que seriamos muitos mais o_0
    Sem religião não haveriam as matanças das guerras tantas, eramos todos amiguinhos e a explosão da natalidade começava mais cedo. Mas se calhar esquecime de algo o_0

Coone Drak™'s Avatar
    Data de Adesão
    08.09.2008
    Localidade
    Pelo mundo fora.

Padrão

O ser humano era mais feliz, porque acreditava em si e não precisava de acreditar em coisas que lhe dizem.

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

Citação Resposta Original de T_aka_shponja Ver Post
    Seriamos menos? o_0 Em que te baseias? Eu penso que seriamos muitos mais o_0
    Sem religião não haveriam as matanças das guerras tantas, eramos todos amiguinhos e a explosão da natalidade começava mais cedo. Mas se calhar esquecime de algo o_0
    Países e sociedades desenvolvidas têm menos filhos. Ter filhos nao advem de a possibilidade de os ter, sino da utilidade dos mesmo. Se houvesse contracepçao mais cedo, e menos trabalho infantil, seriamos menos com certeza..

O "Gostosão" :lol: VHM's Avatar
    Data de Adesão
    19.09.2007
    Localidade
    Não é Margem Sul -_-'

Padrão

Não consigo conceber um Mundo sem religião, ou algum tipo de crença.
    Desde que se sabe, que o ser humano se organizou que há alguma forma de religião, ou similar a tal.

Mas havia muita coisa diferente. Mas creio que mais cedo ou mais tarde, tudo acabaria por estar mais ou menos por dar o mesmo que hoje em dia.

De sermos mais ou menos, de haver mais ou menos guerra, depende. Houve muitas guerras pela religião, mas houve outras tantas que graças a essa mesma religião nunca ocorreram. Senão tínhamos uma Europa sempre em guerra durante a Idade Média.

Eu penso que sem religião, haveria um certo vazio espiritual em muitas pessoas. Mas pronto...

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

Espiritualidade é para os imbecis. Acreditar em algo sem provas concretas, só porque queremos acreditar, é um mau principio.

Acho que a educaçao vai eventualmente matar a religiao.

Bookmarks

Permissões de Mensagens

• Não podes criar novos tópicos
  • Não podes responder a tópicos
  • Não podes anexar ficheiros
  • Não podes editar os teus posts
  •