Resposta Original de
VHM
Mas existe algum partido em Portugal que seja realmente solução a algo? Só se estiverem soterrados em algum canto poeirento. Porque todos os partidos que temos, os principais PSD, PSD, CDS-PP, PCP, BE e PCP disfarçado de Verde, são sempre a mesma coisa. Só tens é de decidir a cor que achas mais bonita, porque de resto, vais bater sempre no mesmo lado.
A única grande diferença, é que em termos de poder nacional, só os três primeiros tiveram o pouso, e os outros andam a salivar para o ter.
A voz do Povo nunca se fez ouvir em anos. Anos! Só agora, quando o barco está quase todo submersso é que uns génios se lembraram de revoltar. Já havia quem dizia que isto estava mal, ia correr mal, mas ninguém passou charuto, e agora é que se lembram todos.
E também no Povo ninguém quis saber. Pouco se preocuparam, porque de um modo ou de outro, as vontades da maioria das pessoas foi sendo saciada. Seja em forma de subsídios, seja em forma de cargos e empregos em organismos do Estado, como as câmaras, juntas e afins.
E as estruturas, e os mecânismos foram sendo corrompidos e manipulados pelas vontades pessoais, e privadas de alguns.
Tu falas ai dos dinheiros para as campanhas e afins. Mas quantas vezes ouviste alguém se queixar desse aspecto, dos fundos gastos e dinheiros, a não ser como a uns tempos quando a crise se acentuava e estavamos em eleições?
Quase ninguém. Porque? Porque havia comidinha, havia fetarola. A bandeirinha do partido para abanar. E aquela vaidade de se dizer "eu fui ao comício do não sei das quantas". E quantas vezes não se ia ao comíciozinho lá à zonazinha, e conhecias um amigo de não sei quem, que te arranjava um lugarzinho para o teu neto lá na junta de freguesia a fazer nenhum, mas a ganhar algum?
Isto quase que faz lembrar o sketch do Gato Fedorento, sobre o Berardo e o excêntrico. O Governo faz, é corrupção, o Povo faz, é amizade.
Bookmarks