Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32

Tópico: Debate 1 - Determinismo ou Libertismo?

Membro do Fórum TimberTime's Avatar
    Data de Adesão
    05.04.2009
    Localidade
    Lisboa

Padrão Debate 1 - Determinismo ou Libertismo?

Boa Noite , vinha aqui propor a esta secção a criação de um debate semanal sobre assuntos filosóficos e cenas..

Tive a ideia de começar com um que até se aprende nas aulas de Filosofia.

Então o que eu vos queria perguntar é se apoiam a teoria do Determinismo, Libertismo ou outras teorias alternativas como Determinismo Moderado. * (tudo explicado em baixo)

* Estas teorias são acerca da Liberdade ou não das Ações dos Humanos.

A teoria Determinista diz +- q a Liberdade de escolha do Ser Humano em relação Às ações é pura ilusão , pq na opinião de um determinista as ações estão todas determinadas anteriormente ( por qqr coisa , como por exemplo uma causa histórica , social , psicológica ou biológica) por isso dizem q não existe Liberdade.

A teoria oposta é a teoria do Libertismo ou do Livre-Arbítrio q diz q temos Liberdade para escolhermos o q fazemos . Por exemplo, O Ricardo pede ao pai uma mota, mas o pai ou escolhe dar lhe dar ou nao mesmo se o pai tivesse tido um acidente q o tenha traumatizado ele teria a escolha. No determinismo dizem q o pai escolheria automaticamente não lhe dar a mota , pq a causa ganhava À liberdade.

Qual é a vossa posição?

.Clica na sign e vê a minha galeria. Vejam os novos trabalhos.

Membro demerito Fosk is Love's Avatar
    Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

well, na realidade existe uma teoria quantica que diz que as nossas acçoes estao todas pre-determinadas.
    Eu nao concordando nem discordando, naturalmente que vivo a vida com a responsabilidade dos meus actos e das minhas acçoes.

Tudo o que n seja ciencia, para mim é estar a debater a gravidade, ou coisas obvias. quando surgiu o determinismo a humanidade ainda n sabia nada sobre nada e pensava que um velho nas nuvens comandava isso tudo.
    Acho um insulto isso ser sequer discutido, é tipo discutir o pai natal. Nao existe e pronto, vamos passar para coisas mais importantes..

Membro do Fórum TimberTime's Avatar
    Data de Adesão
    05.04.2009
    Localidade
    Lisboa

Padrão

Citação Resposta Original de Fosk is Love Ver Post
    well, na realidade existe uma teoria quantica que diz que as nossas acçoes estao todas pre-determinadas.

Acho um insulto isso ser sequer discutido, é tipo discutir o pai natal. Nao existe e pronto, vamos passar para coisas mais importantes..

Não percebo mt bem qd falas na palvra " insulto " ..

entao e qd falas no pai natal ainda é pior..
    uma coisa é desacreditada pro toda a gente ,o outra tem grandes debates em termos de se ter liberdade ou nao.

achava uma cena interessante para se debater , mas ja vi q se vens logo com estas cenas..

.Clica na sign e vê a minha galeria. Vejam os novos trabalhos.

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

determinismo é engraçado de se debater???

Quem é que hoje em dia ainda defende o determinismo a nao ser fanaticos religiosos??

Ou mentes extremamente iluminadas ou muito básicas discutem isto... lá por estar no programa de uma disciplina com o nome pomposo de filosofia nao quer dizer que mereça algum respeito

Membro do Fórum
    Data de Adesão
    07.05.2012
    Localidade
    Bragança

Padrão

concordo com o fosk. mas de certa forma, faz algum sentido a discussão.

07.11.2010 Scrab's Avatar
    Data de Adesão
    15.04.2010
    Localidade
    edadilacoL

Padrão

Liberdade e livre arbítrio não é a mesma coisa.

btw, eu concordo com o Fosk, determinismo é algo sem sentido.

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

Liberdade pressupõe omnipotência.
    Livre arbitrio presupões falta de omnipotencia.

Membro Banido
    Data de Adesão
    30.11.2009
    Localidade
    Vila do Conde

Padrão

Acreditar em Determinismo em pleno sec XXI é voltar atras no tempo na minha opiniao. Quanto ao exemplo de liberdade que deste nao foi o mais feliz..
    O universo é uma coisa muito simples, mas ainda complexo para nós, facto é que é composto por energia positiva e negativa, tudo o que acontece na nossa vida é culpa destas duas energias.
    Cada acção tem a sua reacção, é das citações que têm mais sentido, é como fazer uma piramide numa superficie plana, o resultado disso é o lado positivo, o lado negativo resulta no buraco feito para se fazer a piramide. Com isto penso que podes dissipar algumas duvidas.

Data de Adesão
    21.03.2009
    Localidade
    Orkilãndia

Padrão

what??? energias negativas e positivas???

pseudo-ciencia misturada com espiritualismo..

Membro Banido
    Data de Adesão
    30.11.2009
    Localidade
    Vila do Conde

Padrão

Oi?

Espiritualidade? lol

Bookmarks

Permissões de Mensagens

• Não podes criar novos tópicos
  • Não podes responder a tópicos